No mundo corporativo, com tantas pessoas diferentes com interesses distintos, nem sempre bem intencionados, a boa comunicação pode evitar desentendimentos inúteis, tornar os processos mais eficientes e elevar a produtividade a patamares superlativos de qualidade.
Em meus anos de experiência nessa habitat, colhi algumas dicas que podem ser bastante úteis em quaisquer situações.
Comunicação Escrita:
- Usem todos os canais possíveis, de preferência ao mesmo tempo: e-mails, Skype. Whatsapp, SMS, bilhetes. Todos valem como ferramentas de trabalho, sejam particulares ou não.
- Nos e-mails, é desnecessário o uso de saudações do tipo "Bom dia", ou agradecimentos finais na assinatura. Ir direto ao ponto é o caminho.
- Quanto mais pessoas copiadas nas mensagens, mais grossos e prepotentes devemos parecer, ainda mais se há algum tipo de questionamento que possa colocar em dúvida nossos conhecimentos. Nunca percam uma oportunidade de cutucar alguém.
- Devolva perguntas com outras. Exemplo: "Você leu o documento antes de me escrever?", "O que você quis dizer com isso ? Não entendi nada."
Comunicação Verbal:
- Ao chegar ou ir embora, não diga bom dia ou boa noite. Ninguém quer que você pareça uma pessoa educada ou interessada nos outros, pode ser interpretado como sinal de fraqueza ou excesso de tempo disponível. Se alguém te saudar, resmungue de volta.
- Grite se quiser falar com alguém que esteja a uma distância considerável. Poupe tempo de levantar suas nádegas da cadeira e chegar mais perto de sua contraparte comunicativa.
- Em reuniões, não hesite em interromper as pessoas, elas não se importam, e se importarem-se, tanto faz pra você mesmo. Não deixe falarem, se precisar mande elas ficarem quietas. Quem manda é você. grande macho ou fêmea alfa.
Expressão Corporal:
- Ao ser interpelado por alguém em sua mesa, nunca pare de digitar ao falar com o atrevido. Evite contato visual, que pode ser confundido como um sinal de empatia e um convite a ficar mais.
- Se não for possível evitar a conversa, pegue um caderno e levante-se, como se estivesse indo a algum lugar urgente.
- Sempre que possível, bufe, soltando o ar barulhentamente pela boca. Faça cara de entojo e tédio, essa atitude costuma te ajudar a evitar contato com pessoas indesejadas, ou seja, todas elas.
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