Em um post anterior (este aqui), já havia escrito sobre uma importante tática de argumentação, a Defesa Chewbacca, utilizada principalmente em discussões de relações.
Mas existe uma outra, de utilização bem mais abrangente, que pode ser aplicada nas mais diversas atividades humanas: a estratégia Sorria e Acene.
Basicamente, essa teoria prega a empatia por meio gestuais que demonstrem a concordância com uma pessoa ou grupo social.
Mais do que estender-se nas bases científicas da teoria, alguns exemplos de utilização serão muito mais elucidativos:
No Mundo Corporativo:
- Reunião da empresa, apresentando os resultados do quadrimestre, e as perspectivas de crescimento: em caso de resultados positivos, balance a cabeça afirmativamente, com um leve sorriso. Resultados negativos: feição de consternação, e um leve balançar negativo. Use com parcimônia.
- Chefe pede para entregar seu trabalho antes do que o humanamente possível: sorria e acene que sim. Se vire depois para conseguir.
- Reunião que você não faz a menor ideia do que se trata: apoie a cabeça entre o dedão e o dedo indicador da mão direita, e faça cara de conteúdo. Eventualmente, anote algo.
- Chefe pergunta se pode contar contigo, se você veste a camisa da empresa: com o punho da mão direita cerrado, bata duas vezes no peito, e em seguida aponte para o chefe. My personal favorite.
Fazendo Networking:
- Aqueles chatos te chamaram para almoçar? Sorria, faça sinal de positivo ou uma continência, e vá... ou torça pro almoço não dar certo.
- Happy Hour ? Balance a cabeça efusivamente, se possível soltando um animado "Uhú".
Relacionamentos:
- Conversa com aquela pessoa que não para de falar: balance a cabeça como quem concorda com tudo, balbuciando um "Ahã" de vez em quando. Varie a feição entre e feliz e compreensivo, o que vai te exigir um mínimo de atenção nos tópicos abordados. Aproveite o tempo para fazer mentalmente a lista do supermercado.
- Esposa/namorada te convenceu a ajudá-la a comprar roupas. Sente confortavelmente em um sofá, e cada vez que ela sair do provador dê um sorriso e faça o sinal de joinha. Para não ser pego, pode ser necessário eventualmente trocar o joinha por um negativo. Esconda o celular, onde você estará jogando Candy Crush ou Criminal Case.
Comentários
Postar um comentário