Se eu fosse Esopo, escreveria algo mais ou menos assim...
Era uma vez uma plantação de girassóis, nos confins da Holanda. Todos os dias, seguiam a mesma rotina, acordavam cedo, com o nascer do Sol, e realizavam todas suas atividades diárias. Tiravam água e nutrientes do solo, faziam sua fotossíntese, e giravam. Sempre lá, apontando para o astro rei, desde o amanhecer até que ele se escondesse.
Todos menos um, que preferia a Lua. Baladeiro, dormia o dia todo, pra ficar acordado de noite, na boemia, seguindo a Lua.
No princípio os amigos girassóis se solidarizavam com o companheiro dorminhoco, achavam que era algum tipo de doença ou distúrbio, e davam uma força girando o festeiro em direção do Sol. Até que um dia umas formigas bem das fofoqueiras começaram a fazer futrica, perguntando porque ajudavam o cara que ficava a madrugada toda bagunçando, tocando sambas do Pixinguinha e não deixando ninguém do formigueiro dormir em paz.
Pararam de ajudar, e o girassol da noite começou a ficar pra trás. Um dia notou que estava ficando menor que os demais, e viu também os sorrisos marotos das formigas, que pararam de reclamar da batucada, Seu fim estava próximo, imaginaram.
Mas aí que todos os detratores foram pegos de surpresa. O girassol lunar comentou seu problema com as cigarras, que também eram fãs de uma cantoria, e perderiam seu intérprete predileto se ele fosse pro Céu das plantas.
As cigarras, que além de curtir Noel Rosa também não eram lá muito fãs das formigas, fizeram um acordo com o girassol. Acordariam cedo e o girariam enquanto dormisse o sono matutino dos justos, e de noite o girassol seguiria a Lua, especialmente a Lua cheia, vadiando junto com as cigarras até o Sol raiar.
Formaram um grupo de samba de raiz que atraiu multidões de cigarras e sapos, coaxando loucamente, como se não houvesse amanhã, ao som de "A Malandragem", "Gavião Calçudo" e "Carinhoso". As formigas se mudaram, tiveram que montar seu formigueiro em outras bandas.
Moral da estória: nem sempre só o trabalho duro que te leva longe, muitas vezes vale mais quem você conhece.
Comentários
Postar um comentário