Esporte molda o caráter, não há dúvidas disso. Crianças aprendem a trabalhar em conjunto, a perder, a ganhar, a aceitar suas limitações e que tem sempre alguém melhor que você em alguma coisa, o segredo é usar o melhor de cada um,
Educação Física ensina a lidar com o corpo, como o próprio nome diz. Ensina as crianças a se conhecerem, a se exercitarem, a ficarem mais saudáveis.
Artes desenvolve as habilidades motoras das crianças. Educação Artística, recortar, colar e pintar. Posteriormente, Artes desenvolve a criatividade, o gosto pelo cinema, teatro, dança, leitura. Forma pessoas mais completas, fisicamente e intelectualmente.
Atividades extracurriculares esportivas e culturais tiram as crianças das ruas, do crime, do ócio. Como efeito colateral, criam atletas, cineastas, atores...
Usar o dinheiro público com esporte e educação física e artes não é gasto, é investimento. Investimento em melhores cidadãos, Cidadãos educados, cultos, conscientes. Cidadãos mais saudáveis, que têm o hábito de ser exercitarem, que não precisarão tanto da rede de saúde, que serão mais produtivos.
É aí que o governo deveria gastar seu dinheiro. Não em esporte de alto rendimento, e em projetos culturais duvidosos, para dizer o mínimo.
É uma pena que, ao invés disso, estamos deixando as disciplinas de Educação Física e Artes como não obrigatórias. Uma pena mesmo. Mens sana in copore sano , não era isso ?
Comentários
Postar um comentário