Em 1623, negociar bulbos de tulipa era um bom negócio na Holanda.. Tal tipo de flor era muito apreciado no país por conta de sua beleza, e chegava a ser um símbolo de status possuir bulbos de tulipa em casa.
Um aumento no valor dos bulbos começou a provocar euforia nos compradores. Como rege a Lei da Oferta e Demanda, muita gente querendo comprar os bulbos fez o preço crescer vertiginosamente nas várias bolsas valores que existiam nas cidades holandesas na época. Desde trabalhadores comuns a membros da elite holandesa passaram a vender propriedades e outros bens para especular no mercado de bulbos das tulipas, sendo que algumas variedades da flor custavam mais que uma casa em Amsterdan.
Nasceu o mercado futuro de tulipas, ou seja, pessoas já compravam a planta antes mesmo da mesma florescer, ou mesmo antes de serem plantadas.
Mas uma hora a festa tinha que acabar. Por volta de 1637, o aumento sucessivo dos preços cessou. E começa o famoso "efeito manada". Um vende, o outro vende, e o pânico começa a se instalar, ou seja, todos passam a querer vender logo de forma a minimizar as perdas. É por esse motivo que hoje, nas bolsas modernas, assim que as quedas chegam a determinado patamar é acionado um mecanismo de parada automática, para tentar cessar o efeito manada.
No final, muitas pessoas perderam todos ou a grande maioria de seus bens, e os pobres bulbos de tulipa, que não tinham nada a ver com a história, voltaram a valer seu preço de mercado normal.
Como prova que a história se repete, basta trocar bulbos de tulipas por "empresas .com" ou "imóveis nos EUA" que a sequência é basicamente a mesma, entre muitos outros exemplos durante toda a história econômica.
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