Em um experimento na década de 1970, um cientista chamado Benjamin Libet fez um experimento bastante interessante sobre o funcionamento do cérebro humano. Nesse experimento, ele pedia a uma série de pessoas para executarem certos movimentos em intervalos periódicos determinados por um timer (mais detalhes aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Libet).
Ao mesmo tempo, ele ligou eletrodos nas cobaias para medir a atividade cerebral. O que ele acabou descobrindo foi deveras surpreendente: a área do cérebro responsável por atos inconscientes é ativada antes mesmo que haja o estímulo para atos conscientes. Ou seja, antes mesmo de ser estimulado para levantar um braço, por exemplo, o cérebro do cidadão já dava sinais inconscientes desse movimento.
Quer dizer, se for levado ao pé da letra, fazemos o que fazemos não por vontade própria, e sim por algum ente exterior, ou algo do tipo. Segundo Libet, teríamos na verdade o "poder de veto" das decisões tomadas sabe-se lá por quem... E teria que ser um poder de veto relâmpago, cerca de 100 ms.
Somos marionetes e alguém está nos controlando nesse exato momento? Deus? O anjinho e o diabinho dos desenhos animados? O Velho do Rio? Tirem suas próprias conclusões.
Comentários
Postar um comentário