Estudamos Biologia pra saber que quem transmite a febre amarela é o mosquito, e não os macacos. Matar nossos primos na cadeia evolucionária de nada adianta, é só covardia, pura e simples. Pra saber que se não se pega gripe tomando chuva, ou ficando no vento, e sim através de vírus. Que vacinas adiantam sim, e que sem elas teríamos muito mais gente morrendo das mais diversas doenças.
Estudamos Física pra saber que a Terra não é plana, não cairemos num abismo quando chegarmos na borda do planeta. Que se estivermos muito rápido na estrada, ficar muito perto do carro da frente vai nos deixar sem tempo para reagir. Que em volta dos fios da rede elétrica é formado um campo eletromagnético, e é por isso que não se pode chegar muito perto, senão seríamos puxados e eletrocutados. Que colocar sal na água abaixa seu ponto de congelamento, fazendo com que o gelo derreta. Pra poder acreditar que nosso universo pode não ser o único.
Estudamos Português pra aprender que escrever não é colocar uma série de "vlw", "kkk", "mlk", ou alguns emojis e está tudo certo. Pra poder ler e aprender, se entreter, ficar mais sábio. Pra saber que o verbo haver, no sentido de existir, não admite plural. Há muitos livros tão ou mais interessantes que séries do Netflix.
Estudamos História pra lembrar que tiranos já vieram em todas as cores e formas, à direita e à esquerda, e que todos sempre se venderam como protetores do povo, dos trabalhadores. E que, invariavelmente, quando pegos todos alegaram inocência e perseguição. Que bolhas de "ativos econômicos" já estouraram tantas e tantas vezes, que os bitcoins são só mais do mesmo. Pesquisem sobre as tulipas holandesas, no século XVII.
Estudamos Geografia pra nunca esquecer que cada região tem seu ecossistema, e que devastar ou misturar as coisas sempre dá errado, o equilíbrio é mais tênue do que se imagina. Que Buenos Aires não é a capital do Brasil, que a água que temos é essa que está no planeta, então se gastar demais um dia vai acabar. Que é mais frio nas montanhas porque o Sol aquece a Terra primeiro aquecendo o solo, e depois o calor vai se irradiando pra cima.
E Matemática... Bem, Matemática.... está em todo lugar.
Comentários
Postar um comentário