Lulistas: nos governos do PT, nunca se combateu tanto o desmatamento. A queda na devastação foi vertiginosa e constante, mostrando nosso comprometimento com o meio ambiente.
MDBistas: mantivemos o nível de derrubada de árvores em patamares bem inferiores à década anterior, o pequeno aumento se deu por conta do incrível crescimento econômico do nosso governo.
Bolsonaristas: Não existe isso de desmatamento tá ok? Essas ONGs eram um ralo de dinheiro púbico, acabamos com toda essa frescura. Aumento? Não confiamos nessa metodologia de medição, e se teve aumento, ainda estamos bem abaixo dos governos do Lula.
Pessoa crítica: por que o desmatamento estava alto em 2003? A queda se deu mesmo por fiscalização rigorosa, ou fatores externos? Mudou o jeito de medir? Ficou baixo a partir de 2008 por conta da crise global? Opa, como assim, mesmo com a pandemia e a queda na atividade econômica subiu de 2020 pra cá? Muito mais que correlação, preciso buscar a causalidade.
Dados... quanto mais, e com o tal de big data mais os teremos, mais fácil de usá-los pra "provar" um ponto. Pouco importam as motivações. Pensem !
Comentários
Postar um comentário