Não, os institutos de pesquisa não são todos comprados. Não todos ao mesmo tempo, impossível. E sim, pode haver erros na metodologia e na escolha das amostras.... Mas o que ocorre mesmo é o tal do voto envergonhado, aquele fenômeno onde a pessoa tem vergonha de dizer ao pesquisador, seja ao vivo, por telefone, ou pela internet, suas verdadeiras preferências. Quanto mais pessoal a interação na hora da pesquisa, digamos assim, mais se esconde ou desconversa. Sabe onde a pessoa realmente se mostra? Em suas pesquisas no Google.... Leiam "Todo Mundo Mente", livro simplesmente imperdível.
Votos tampouco são decisões racionais, na grande maioria das vezes. A pessoa vê o candidato, se identifica com ele, toma sua decisão inconscientemente, e depois o lado racional entra só pra justificar essa escolha. Leiam "Pensando Rápido e Devagar".
O brasileiro médio é sim racista, homofóbico, contra o aborto (quando não é seu calo que aperta, quando é muda de figura, tá ok?), acha um absurdo aquele travesti falando na TV, aquela mulher comentando futebol ou sendo sua chefe. Adivinha em quem ele vota? Quem ele vê no cardápio eleitoral que mais o apetece? Não obrigatoriamente sai fazendo arminha por aí, pra que se expor assim, mas por dentro...
A propósito, ter sido criado dessa forma não te impede de evoluir quando vira gente grande.
Simples assim.
Comentários
Postar um comentário