Peter Crouch, o grandalhão inglês |
Existe um conceito em Economia denominado Curva de Lafer, que diz basicamente o seguinte: há um percentual de tributos que maximiza a arrecadação do governo. Após esse ponto máximo, a arrecadação com impostos começa a cair, seja porque a tributação excessiva faça com que se gere menos renda, ou seja simplesmente porque o pessoal começa a sonegar impostos mesmo.
O gráfico fica mais ou menos assim:
O ponto t2 é o ponto máximo, acima disso, qualquer aumento de impostos do governo leva, a médio ou longo prazo, à diminuição da arrecadação.
A recente palhaçada do governo de aumentar os impostos sobre a gasolina, fazendo com que seu preço chegue a aumentar em 50 centavos por litro, parece aquela situação em que o time está perdendo nos minutos finais, e o técnico mete um centroavante gigantão na área e manda o pessoal caprichar nos chuveirinhos pra dentro da área. Uma medida de puro desespero. Já passamos do t2 faz tempo.
Mexem na gasolina, porque é um aumento de imposto que pode entrar imediatamente em vigor, para pagar o rombo nas contas. Que tal diminuir os gastos, parar de comprar deputados? Hein?
Esse aumento logo logo fará com que o preço de quase tudo aumente, o povo vai começar a comprar menos, e adivinhem só ... cairá a renda e a arrecadação.
E que o próximo presidente, seja ele eleito em 2018 ou empossado antes disso, que resolva. Ou coloque mais um centroavante pra cabecear...
Comentários
Postar um comentário