Notícia publicada hoje no site folha.com, com a seguinte chamada:
Como eu já havia escrito em post anterior, é comum na imprensa usar-se títulos chamativos para pesquisas e estudos científicos que, na verdade, indicam apenas correlação entre os fatores estudados.
Esse caso da carne vermelha é outro exemplo. Acompanharam-se milhares de pessoas que comiam carne vermelha todos os dias, e foi verificado que esse grupo tem maior probabilidade de morrer de câncer e problemas no coração que a média da população.
O fato é que, o que se mostrou foi apenas a correlação entre pessoas que comem carne vermelha e aumento no número de mortes por essas doenças, e não a causalidade. Pode ser que outros fatores desse grupo tenham causado a morte, outros tipos de comportamento que pessoas que comem carne vermelha possuem. Conjecturando, pode-se pensar que pessoas que comem carne vermelha todos os dias têm maior poder aquisitivo, logo podem consumir mais produtos alimentícios processados, com substâncias cancerígenas. Ou ainda que com o maior poder aquisitivo eles comem mais do que precisam, entupindo assim suas artérias.
Mas, apesar do estudo só indicar correlação, pode ser um boa pista. Como não seria muito ético chamar pessoas para fazer um experimento onde as mesmas deveriam comer carne vermelha todo dia, e ver se elas realmente morrem mais, a dúvida permanecerá até que se descubra cientificamente que a carne causa mesmo câncer e problemas cardíacos.
Eu, na dúvida, já não como carne vermelha todo dia mesmo!
Pqp, 1o lugar que eu vejo alguém que sabe ler uma matéria dessas... parabéns!!!
ResponderExcluir