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Greve dos caminhoneiros: algumas coisas pra você pensar antes de sair falando groselhas por aí



  • O Brasil é importador líquido de combustíveis, ou seja, compra mais combustíveis de fora que vende. Dessa forma, fica sujeito às variações de preços no mercado internacional, e também à variação cambial.
  • Ah, mas por que não se investiu em mais infraestrutura e refinarias ? Perguntem isso todos os governos anteriores: da ditadura militar, Itamar, Collor, FHC, Lula e Dilma. Todos são responsáveis.
  • A matriz de transporte brasileira deveria ser baseada mais nas ferrovias e hidrovias. Sim, vide item acima, e coloque o JK na conta também. A curto e médio prazo, infelizmente, nada pode ser feito.
  • Nos governos petistas, ordenou-se que a Petrobras não repassasse esses valores de variação global de preços. Isso, mais a roubalheira do petrolão, transformou a Petrobras na maior devedora do mundo.
  • Então o Temer é um pobre coitado, que está só herdando a bagunça do PT? Não, o Temer era vice da Dilma, e o MDB sempre esteve no governo, aliás eles vivem disso, Logo, o cara tá enfiado até o pescoço. Ele que se vire.
  • A Petrobras é uma empresa pública, tem mais que servir ao povo mesmo?  Não, a Petrobras é uma empresa, de capital misto inclusive, que deve objetivar o lucro. Sem lucro não tem inovação, investimentos, ganho em eficiência.
  • Azar da classe burguesa, que tem dinheiro pra investir em ações?  Não, se você tem seu suado dinheirinho investido em algum fundo multimercado, previdência complementar, ou até FGTS, pode ser que você tenha perdido uma bela grana nos últimos anos.
  • A greve dos caminhoneiros é sim legítima, e parabéns a eles por aparentemente conseguirem a diminuição nos pedágios e valor do diesel.
  • Agora, causar o caos, impedir o direito de ir e vir dos outros, sejam caminhoneiros ou não, é ilegal.
  • Motivações políticas? Muito provavelmente, paralisações de caminhoneiros já derrubaram governos em outros lugares do mundo!
  • Diminuir impostos são sempre uma boa, e em tese podem até impulsionar o crescimento econômico. Mas vejam: o diesel cai 46 centavos na refinaria. As transportadoras resolvem embolsar uma parte dessa queda , e não diminuem tudo isso para os postos. Os donos de postos também resolvem ficar com uma parte, e não baixam tanto assim o preço na bomba. Supermercados e lojas em geral também resolvem embolsar uma parte, e no fim, para o consumidor final nada muda.
  • Pessimismo? Por que vocês acham que os motoristas autônomos estão brigando até verem os valores efetivamente caírem nas bombas de combustível?
  • E por que acham que os motoristas de empresas não estão assim tão empolgados? Para eles meio que tanto faz, o salário não será aumentado, apenas o lucro dos donos. Por isso que fala-se em locaute.
  • O mercado de trabalho não está aquecido pra ninguém.... não quer dirigir pra mim por esse preço, não dirija.
  • Em um mercado perfeito, neoclássico, com concorrência leal e seres puramente racionais, no longo prazo a queda no preço do diesel levaria a uma queda nos preços dos fretes, barateamento nos produtos em geral da economia, crescimento e talvez até aumento na arrecadação. Mas aqui é Brasil, o país onde o povo corre pra encher o tanque, seja qual for o preço, e onde comerciantes não pensam duas vezes em aumentar absurdamente os preços e lucrar mais em uma semana ou duas.
  • De onde acham que sairá o dinheiro para os subsídios ao preço do diesel? Ah, mas a classe política rouba e tem muitos privilégios, é só cortar essas regalias que a conta fecha. Sim, concordo, todos concordam, assim como todos nós gostariam que o Papai Noel viesse no fim do ano trazer aquele presente bacana ! Esses privilégios estão previstos em lei, e para reformar as leis, precisam os nobres deputados e senadores quererem. Precisa falar mais? Vai sim sair do seu bolso, de um jeito ou de outro, seja com aumento na arrecadação de impostos, seja no corte de algum serviço...
  • Precisamos de uma intervenção militar ! Meu filho, vá estudar um pouco de História, vai... 

Agora, pense e chegue à sua própria conclusão.

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