Pular para o conteúdo principal

Greve dos caminhoneiros: algumas coisas pra você pensar antes de sair falando groselhas por aí



  • O Brasil é importador líquido de combustíveis, ou seja, compra mais combustíveis de fora que vende. Dessa forma, fica sujeito às variações de preços no mercado internacional, e também à variação cambial.
  • Ah, mas por que não se investiu em mais infraestrutura e refinarias ? Perguntem isso todos os governos anteriores: da ditadura militar, Itamar, Collor, FHC, Lula e Dilma. Todos são responsáveis.
  • A matriz de transporte brasileira deveria ser baseada mais nas ferrovias e hidrovias. Sim, vide item acima, e coloque o JK na conta também. A curto e médio prazo, infelizmente, nada pode ser feito.
  • Nos governos petistas, ordenou-se que a Petrobras não repassasse esses valores de variação global de preços. Isso, mais a roubalheira do petrolão, transformou a Petrobras na maior devedora do mundo.
  • Então o Temer é um pobre coitado, que está só herdando a bagunça do PT? Não, o Temer era vice da Dilma, e o MDB sempre esteve no governo, aliás eles vivem disso, Logo, o cara tá enfiado até o pescoço. Ele que se vire.
  • A Petrobras é uma empresa pública, tem mais que servir ao povo mesmo?  Não, a Petrobras é uma empresa, de capital misto inclusive, que deve objetivar o lucro. Sem lucro não tem inovação, investimentos, ganho em eficiência.
  • Azar da classe burguesa, que tem dinheiro pra investir em ações?  Não, se você tem seu suado dinheirinho investido em algum fundo multimercado, previdência complementar, ou até FGTS, pode ser que você tenha perdido uma bela grana nos últimos anos.
  • A greve dos caminhoneiros é sim legítima, e parabéns a eles por aparentemente conseguirem a diminuição nos pedágios e valor do diesel.
  • Agora, causar o caos, impedir o direito de ir e vir dos outros, sejam caminhoneiros ou não, é ilegal.
  • Motivações políticas? Muito provavelmente, paralisações de caminhoneiros já derrubaram governos em outros lugares do mundo!
  • Diminuir impostos são sempre uma boa, e em tese podem até impulsionar o crescimento econômico. Mas vejam: o diesel cai 46 centavos na refinaria. As transportadoras resolvem embolsar uma parte dessa queda , e não diminuem tudo isso para os postos. Os donos de postos também resolvem ficar com uma parte, e não baixam tanto assim o preço na bomba. Supermercados e lojas em geral também resolvem embolsar uma parte, e no fim, para o consumidor final nada muda.
  • Pessimismo? Por que vocês acham que os motoristas autônomos estão brigando até verem os valores efetivamente caírem nas bombas de combustível?
  • E por que acham que os motoristas de empresas não estão assim tão empolgados? Para eles meio que tanto faz, o salário não será aumentado, apenas o lucro dos donos. Por isso que fala-se em locaute.
  • O mercado de trabalho não está aquecido pra ninguém.... não quer dirigir pra mim por esse preço, não dirija.
  • Em um mercado perfeito, neoclássico, com concorrência leal e seres puramente racionais, no longo prazo a queda no preço do diesel levaria a uma queda nos preços dos fretes, barateamento nos produtos em geral da economia, crescimento e talvez até aumento na arrecadação. Mas aqui é Brasil, o país onde o povo corre pra encher o tanque, seja qual for o preço, e onde comerciantes não pensam duas vezes em aumentar absurdamente os preços e lucrar mais em uma semana ou duas.
  • De onde acham que sairá o dinheiro para os subsídios ao preço do diesel? Ah, mas a classe política rouba e tem muitos privilégios, é só cortar essas regalias que a conta fecha. Sim, concordo, todos concordam, assim como todos nós gostariam que o Papai Noel viesse no fim do ano trazer aquele presente bacana ! Esses privilégios estão previstos em lei, e para reformar as leis, precisam os nobres deputados e senadores quererem. Precisa falar mais? Vai sim sair do seu bolso, de um jeito ou de outro, seja com aumento na arrecadação de impostos, seja no corte de algum serviço...
  • Precisamos de uma intervenção militar ! Meu filho, vá estudar um pouco de História, vai... 

Agora, pense e chegue à sua própria conclusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O consumo de sorvete e os afogamentos

Muito cuidado precisa ser tomado ao se analisar pesquisas e manchetes de jornais que associam alguma coisa a outra. Explico-me: quando lemos na internet que, por exemplo, comer vegetais faz a gente viver mais, é preciso ser crítico ao entender como se chegou no resultado, ou se apenas estão querendo chamar sua atenção com a manchete (como eu tentei fazer, inclusive). Quando estudamos duas variáveis, e percebemos que o movimento de uma acompanha o da outra, diz-se que as variáveis são correlacionadas. Por exemplo, em dias de maior número de afogamentos nas praias os vendedores de picolés também faturam mais. Isso quer dizer que sorvetes podem fazer você se afogar? Ou que as pessoas que estão acompanhando o resgate se entretém tomando um picolé? Para esse exemplo, é fácil perceber que em dias quentes tem mais gente nas praias, que tomam mais sorvete, e que também infelizmente acabam se afogando mais. Mas tomem a notícia abaixo: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/ma...

O Girassol e a Lua

Se eu fosse Esopo , escreveria algo mais ou menos assim... Era uma vez uma plantação de girassóis, nos confins da Holanda. Todos os dias, seguiam a mesma rotina, acordavam cedo, com o nascer do Sol, e realizavam todas suas atividades diárias. Tiravam água e nutrientes do solo, faziam sua fotossíntese, e giravam. Sempre lá, apontando para o astro rei, desde o amanhecer até que ele se escondesse.  Todos menos um, que preferia a Lua. Baladeiro, dormia o dia todo, pra ficar acordado de noite, na boemia, seguindo a Lua.  No princípio os amigos girassóis se solidarizavam com o companheiro dorminhoco, achavam que era algum tipo de doença ou distúrbio, e davam uma força girando o festeiro em direção do Sol. Até que um dia umas formigas bem das fofoqueiras começaram a fazer futrica, perguntando porque ajudavam o cara que ficava a madrugada toda bagunçando, tocando sambas do Pixinguinha e não deixando ninguém do formigueiro dormir em paz. Pararam de ajudar, e o girassol da...

A Lua - Emily Dickinson

Para um dia de lua cheia, como hoje The Moon by  Emily Dickinson   (1830 – 1886) The moon was but a chin of gold A night or two ago, And now she turns her perfect face Upon the world below. Her forehead is of amplest blond; Her cheek like beryl stone; Her eye unto the summer dew The likest I have known. Her lips of amber never part; But what must be the smile Upon her friend she could bestow Were such her silver will! And what a privilege to be But the remotest star! For certainly her way might pass Beside your twinkling door. Her bonnet is the firmament, The universe her shoe, The stars the trinkets at her belt, Her dimities of blue.