Abre parênteses.
Bitcoins, o que são ?
Um belo dia, alguém resolveu que seria bacana criar uma nova moeda. Virtual, não teria papel. Não seria vinculada a nenhum país ou economia. E só seria aceita em transações virtuais. Surgia o bitcoin.
E a sacada genial foi a escassez. A oferta de moeda seria limitada... quem comprou, comprou ... quem não, teria que comprar de alguém que já a tivesse.
E qual a diferença das transações feitas em bitcoins contra as feitas em moedas convencionais? Bem, bitcoins não precisam ter os donos identificados. Pode-se imaginar quantos fins, lícitos e ilícitos, poderiam se beneficiar desse anonimato.
Demanda alta, oferta restrita. A tendência seria a cotação da moeda ir subindo tanto quanto a necessidade de fazer uma compra virtual, escondido ou não, aumentar. E subiu, vem subindo aliás... Mas será que não subiu demais?
Fecha parênteses.
Ricardo conhece muita gente. Os melhores amigos do Ricardo são o João, a Maria, o Adão e a Eva. Os amigos do Ricardo acham que ele, só por ter cursado Economia, manja de dinheiro e finanças.
Ele leu na Internet sobre os bitcoins, e sobre como o valor de sua cotação estava subindo recentemente. E achou que poderia ser um bom negócio. Comprou um pouco, e comentou com seus amigos, que também compraram um pouco.
A cotação subiu mais, Ricardo comprou mais, seus amigos compraram mais e contaram para outros amigos, que também queriam ficar ricos, e entraram na jogada. Em tempos de redes sociais, a notícia se espalhou, e todos os amigos dos amigos dos amigos já tinham lá, em seu portfólio de investimentos, os bitcoins. Muita gente comprando, quase ninguém querendo vender, o preço dos bitcoins foi pro espaço. Houve até quem se desfizesse de casa e carro ...
Mas o Ricardo não era um homem ganancioso. Parou pra pensar: já tinha ganho bastante dinheiro com esses tais de bitcoins, percebeu que aquilo lá na verdade não tinha muito valor palpável, e resolveu se desfazer deles, com um belo lucro, e comprar um barco pra ir pescar.
Contou pra Adão, Eva, João e Maria. Eles venderam também, com um lucro quase tão bacana quanto o do Ricardo. Postaram nas redes.. alguns resolveram vender logo, com um pequeno lucro.
Muita gente querendo vender, pouca gente querendo comprar. O preço dos bitcoins começa a cair. E caindo, quem tem se desespera, e quer se livrar logo dessa encrenca, mesmo que com prejuízo.
É assim que as bolhas estouram, e é assim que pessoas perdem economias acreditando em coisas sem valor "real".
Ficção? Não, bolhas estouram desde que bolsas de valores existem: as tulipas na Holanda, a crise de 1929, as empresas da Internet nos anos 2000. Os bitcoins em 2018 ?
Comentários
Postar um comentário