Pular para o conteúdo principal

Eu também quero ser coach


Nos últimos tempos, tem se proliferado um tipo de profissional especializado em ensinar outros profissionais como fazer as coisas direito. No meu tempo isso se chamava treinamento, hoje chama-se coaching.
Coaches, diferente dos professores de cursos que tantos nós fizemos, pretensamente não passam simplesmente passam os conceitos, mas devem ficar lá, na beira da quadra da vida, berrando com você, falando que jogada chamar, quem marcar, o que vestir, como se comportar, como usar o banheiro no escritório de forma corporativa.
Na minha vida esportiva, treinadores tive alguns ótimos, todo dia lá trabalhando junto com a gente. Já coaches do mundo corporativo vão lá no palco, dão sua palestra, vez ou outra fazem uma piada, contam suas histórias e no final somem, levando uma malinha de dinheiro no processo.
Não estou criticando, na verdade acho isso sensacional. Tanto que também quero ser um.
E, como um traficante de drogas, vou dar aqui algumas dicas totalmente genéricas e gratuitas, que obviamente fazem sentido pra todos os ramos de atividade pessoal e profissional. Quando vocês gostarem e quiserem mais, contatem minha secretária e agendamos uma palestra.

  • Acordem cedo, façam uma atividade física, pratiquem um esporte. Cuidar do corpo é tão importante quanto da mente, além de ter dar disposição para o resto do dia. Se você já acordar cedo pra levar os filhos na escola, cuidar da casa, essas coisas todas, considere uma corridinha nas ruas desertas da cidade às 4:00 da manhã.
  • Antes de começar a trabalhar, faça uma lista de suas atividades, isso te ajudará a priorizar os tópicos mais importantes e manter o foco e disciplina. Tudo é prioritário e pra ontem? Considere a hipótese de não estar gerenciando seu tempo de forma adequada, e faça os ajustes necessários. Você consegue ! 
  • Todas as personalidades de sucesso no mundo corporativo e esportivo têm em comum um histórico de trabalho árduo, transpiração é 90% da receita para o sucesso. Já transpira bastante e mesmo assim o tal sucesso não bateu à sua porta? Talvez esteja transpirando pelos poros errados, seja lá o que isso quer dizer...
  • Não acredite que salários altos, bônus bacanas e benefícios sejam o segredo para funcionários motivados. Motivação vem de dentro, sempre queira ser o melhor que você pode ser, sempre busque a excelência, Nunca assistiu nenhum comercial da Nike ou Gatorade???
  • Vista-se sempre de forma adequada ao ambiente corporativo, faça bem a barba, ajuste seu bigode... sua aparência diz muito sobre você. Use termos e palavras polidas e cordiais, dê bom dia, boa tarde e boa noite, segure o elevador para as pessoas entrarem.
  • Nunca pare de estudar e se aprimorar, no mundo de hoje um profissional que não se atualiza tem poucas chances. Estar fazendo hora extra, ter família, ou sua empresa não te ajudar financeiramente não são desculpas aceitáveis, afinal, você tem que investir em si mesmo.
  • E obviamente nunca, em hipótese alguma deixe sua família de lado. Estar fazendo hora extra e cursos extracurriculares não são desculpas aceitáveis para não ver seus filhos acordados, afinal, sua família é seu bem mais importante. Ops...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O consumo de sorvete e os afogamentos

Muito cuidado precisa ser tomado ao se analisar pesquisas e manchetes de jornais que associam alguma coisa a outra. Explico-me: quando lemos na internet que, por exemplo, comer vegetais faz a gente viver mais, é preciso ser crítico ao entender como se chegou no resultado, ou se apenas estão querendo chamar sua atenção com a manchete (como eu tentei fazer, inclusive). Quando estudamos duas variáveis, e percebemos que o movimento de uma acompanha o da outra, diz-se que as variáveis são correlacionadas. Por exemplo, em dias de maior número de afogamentos nas praias os vendedores de picolés também faturam mais. Isso quer dizer que sorvetes podem fazer você se afogar? Ou que as pessoas que estão acompanhando o resgate se entretém tomando um picolé? Para esse exemplo, é fácil perceber que em dias quentes tem mais gente nas praias, que tomam mais sorvete, e que também infelizmente acabam se afogando mais. Mas tomem a notícia abaixo: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/55

O Girassol e a Lua

Se eu fosse Esopo , escreveria algo mais ou menos assim... Era uma vez uma plantação de girassóis, nos confins da Holanda. Todos os dias, seguiam a mesma rotina, acordavam cedo, com o nascer do Sol, e realizavam todas suas atividades diárias. Tiravam água e nutrientes do solo, faziam sua fotossíntese, e giravam. Sempre lá, apontando para o astro rei, desde o amanhecer até que ele se escondesse.  Todos menos um, que preferia a Lua. Baladeiro, dormia o dia todo, pra ficar acordado de noite, na boemia, seguindo a Lua.  No princípio os amigos girassóis se solidarizavam com o companheiro dorminhoco, achavam que era algum tipo de doença ou distúrbio, e davam uma força girando o festeiro em direção do Sol. Até que um dia umas formigas bem das fofoqueiras começaram a fazer futrica, perguntando porque ajudavam o cara que ficava a madrugada toda bagunçando, tocando sambas do Pixinguinha e não deixando ninguém do formigueiro dormir em paz. Pararam de ajudar, e o girassol da noite co

A Lua - Emily Dickinson

Para um dia de lua cheia, como hoje The Moon by  Emily Dickinson   (1830 – 1886) The moon was but a chin of gold A night or two ago, And now she turns her perfect face Upon the world below. Her forehead is of amplest blond; Her cheek like beryl stone; Her eye unto the summer dew The likest I have known. Her lips of amber never part; But what must be the smile Upon her friend she could bestow Were such her silver will! And what a privilege to be But the remotest star! For certainly her way might pass Beside your twinkling door. Her bonnet is the firmament, The universe her shoe, The stars the trinkets at her belt, Her dimities of blue.