Reuniões fazem parte da mitologia do mundo corporativo. Grandes batalhas, que dizer, grandes histórias de reuniões intermináveis, foram retratadas nos maiores poemas épicos já escritos: Ilíada, Odisseia, Eneida, Lusíadas. Heróis foram cantados em verso e prosa, muito antes do advento da escrita aedos recitavam os feitos de um bravo cavaleiro que suportou uma reunião de 4 horas, revisitando assuntos de anos atrás, sem um mero cochilo ou copo de café.
Recorrendo à sabedoria dos clássicos, dos filósofos que naquela época inauguraram o estudo do pensamento, seguem algumas dicas que o farão derrubar qualquer argumento, encurtar as reuniões, tornar-las mais produtivas. Ou que farão os outros pensarem que você simplesmente enlouqueceu:
- Seu chefe reúne toda o pessoal da área, dizendo que erros foram cometidos, impactando todo o workflow e acabando com a sinergia entre os departamentos, e que o feedback do dono da empresa tinha sido bastante desfavorável. Sabendo que o erro foi sei, você veste sua melhor face de intelectual, pede a palavra, e solenemente expressa-se: "Viver é errar, meu caro... Viver é errar" (O segundo viver é errar deve ser pronunciado bem baixinho, com a voz quase sumindo.
- O cliente reclama do atraso na entrega, dizendo que você floreou demais a solução, que algo mais simples seria satisfatório, e também mais rápido. Nesse momento, desperte o Dostoiévski que existe em você e brade: "A beleza salvará o mundo!"
- Em uma reunião com quatro representantes de cada uma das dez áreas de empresa, um coleguinha acusa sua área de só pensar em si própria. Serenamente, levanta-se em silêncio, espere todos olharem para você, e do jeito mais brando possível cite Schopenhauer: "Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo".
- Seu chefe, de novo ele, assume na reunião da área um tom que beira o assédio moral contra o recém-contratado estagiário. De forma alguma você deve aceitar, ajude seu colega relembrando as sábias palavras de Kierkegaard: "A angústia é a vertigem da liberdade!"
- E minha favorita: a entrega da versão está próxima, e muito ainda deve ser feito. O COO convoca uma reunião de taskforce, que em português quer dizer horas extras não remuneradas, começando sexta-feira às 19:00h. Conversa vai, conversa vem, ele convida todos para um agradável final de semana no escritório. Coçando o queixo, e com o dedo em riste, vocifere: "O caminho da felicidade está na redução organizada do trabalho, já dizia Bertrand Russel!"
Comentários
Postar um comentário