Saiu uns 20 dias atrás na mídia toda. Uma pesquisa da Anglia Ruskin University haveria mostrado que pessoas que fazem sexo com mais frequência ganhariam um salário 5 % maior que pessoas menos assíduas. Um dos exemplos de matérias divulgadas pode ser vista no link abaixo:
O "estudo", do "renomado" Dr. Drydakis, ainda alertaria que pessoas que simplesmente não fazem sexo ainda teriam o salário 3 % menor que a média.
Lendo o estudo, é afirmado que haveriam sido isolados efeitos como educação e atividade profissional, para isolar a variável sexo na equação. E ainda afirma que não é sabido o motivo dessa diferença salarial, mas aventa hipóteses como depressão, isolamento, maior auto-estima dos mais saidinhos.
Na verdade, tudo se trata mais uma vez de uma tentativa oportunista de explorar uma correlação estatística como se fosse uma causalidade, para aparecer e vender mais jornal (ou cliques nos sites, hoje em dia). Explicando, correlação equivale a dizer que quando um evento acontece, outro acontece com mais ou menos frequência, de acordo com o primeiro. Por exemplo, a incidência de casos de gripe aumenta quando os dias são mais curtos. Não, o vírus da gripe não gosta do escurinho, isso acontece simplesmente porque ambos os eventos acontecem mais no inverno. Já na causalidade, um evento realmente causa o outro. Dias mais quentes na praia causam maiores vendas de sorvete.
Voltando ao tal estudo do sexo, primeiro que a variação salarial encontrada nem é tão grande assim. Mas, mais importante, o que mostrou é que existe uma correlação entre sexo e salários, apenas isso. Se houver algum tipo de causalidade, é mais racional pensar que a mesma ocorre no caminho contrário, ou seja, quem ganha mais faz mais sexo. Se o cidadão for solteiro, ele (ou ela) tem mais dinheiro para sair, conhecer gente, se mostrar mais interessante, ter um carro mais bacana, poder pagar um motel, etc., etc. , etc. Se o cara for casado, ele chega em casa com menos preocupações, com o orçamento mais ou menos em dia, sem precisar se preocupar com o carnê das Casas Bahia vencendo, e pode dar uma atenção mais especial para a patroa (ou pro maridão).
Comentários
Postar um comentário