O ser humano tem necessidade de estar em controle. Anos de evolução nos fizeram isso. Precisamos ver sentido em tudo, e achar que temos as coisas sob nosso controle.
Mas se pensarmos bem, muito do que somos hoje, de quem conhecemos, onde trabalhamos, onde estudamos, se deve simplesmente ao acaso. Ou destino, para os mais crédulos.
História verídica: Rodrigo era um ótimo aluno no colegial, sempre teve as maiores notas, queria fazer Medicina.
Na véspera do vestibular, passou mal. Foi parar no hospital momentos antes da prova, que foi fazer praticamente dopado por tantos remédios. Mesmo assim conseguiu ir bem, mas não entrou na faculdade que a princípio queria.
Mas entrou em outra, igualmente boa, talvez até melhor que a ideia original. Foi morar longe de casa, pastou no início, mas acabou se adaptando.
Conheceu pessoas, cativou professores pela sua inteligência e dedicação. Fez duas residências, foi convidado para estudar fora do Brasil, conseguiu seu mestrado em uma das maiores faculdades de Medicina do mundo.
E se ele tivesse entrado em sua primeira opção? Com certeza, por suas qualidades, também teria se dado bem. Mas será que teria ido tão bem assim? Será que todas as opções que teve lhe teriam sido oferecidas?
Chamem de acaso... chamem de destino... De uma forma ou de outra, não estamos no controle.
Comentários
Postar um comentário