Chega um momento na vida que a gente muda de emprego, por livre e espontânea vontade ou não. Se a saída não é tão traumática, ou seja, se o pobre coitado não está sendo acompanhado pelos seguranças da empresa para juntar essas coisas e sair (acreditem, acontece), sempre rola o tal e-mail de despedida, acompanhado ou não de um convite para um almoço básico.
Esses e-mails invariavelmente seguem um determinado padrão, que não foge muito de agradecimentos a todos, partidas para novos desafios profissionais, desejos de sorte e sucesso para os que ficam, e os dados particulares para contato. Tudo muito politicamente correto.
Mas, no fundo, o que todos gostariam de escrever, seria mais ou menos assim:
" Caros,
Pois é, até que tentei, mas não deu mais pra ficar por aqui. Foram tantos anos nesta empresa, que acho mesmo que já deu. Estou tentado faz um tempo arrumar outro lugar melhor, e agora finalmente consegui! Não pensem que estou indo porque me ofereceram uma oferta milionária, quem me dera fosse assim, mas mesmo assim vou arriscar.
Aos meus chefes e colegas que me ajudaram, que me ensinaram, que quiseram me ver um profissional melhor, ou simplesmente que se tornaram amigos, agradeço de todo meu coração. Espero sinceramente que se deem muito bem, e que ganhem muito dinheiro... Para os que, como eu, gostariam de sair fora daqui, deixem seus CVs comigo que eu tento dar uma força.
Aos colegas com os quais trocamos algumas palavras diárias, um bom dia cordial, um papo sobre o tempo no elevador, amenidades enfim, despeço-me sem maiores traumas, dado que sei que na próxima semana já terão esquecido de mim.
Agora, um parágrafo todo especial dedicado a certas pessoas. Aqueles que tentaram ( e muitas vezes conseguiram) me prejudicar, que falaram mal de mim por trás, com o objetivo de obter algum tipo de vantagem (sim, meu amigo, a rádio peão funciona para os dois lados, eu sei o que você falou). Aqueles que tiveram uma postura ridícula, que brincaram com o meu futuro profissional, e de meus colegas. Poderia desejar simplesmente que vocês se explodissem, mas não seria muito educado da minha parte. Sendo assim, desejo mesmo que vocês continuem onde estão para sempre, que continuem sendo vocês mesmos, pois não vejo punição pior que essa. Se algum dia precisarem de mim ou cruzarem meu caminho fora daqui, get ready, cause payback is a bitch!
Estou mandando esse e-mail para umas cem pessoas, pois nesses tempos de networking preciso pelo menos não esquecer ninguém, não posso correr o risco que vocês me achem mais mala ainda do que já sou. A gente nunca sabe o dia de amanhã! Deixo aqui meus contatos, mesmo sabendo que praticamente ninguém vai copiar. Os que realmente importam já os tem, já tinham pedido antes...
Fui!
P.S. - Lembra aqueles que eu falei que tentaram me prejudicar, coisa e tal? Pensando bem, quero que todos se explodam!"
Comentários
Postar um comentário