Se eu pudesse deixar apenas um conselho para os meus filhos sobre seu futuro profissional, deixaria na verdade três.
O primeiro na verdade vale para tudo na vida, e não poderia ser mais clichê: Persigam seus sonhos! Nunca deixem que ninguém diga que algo é impossível, que não dá dinheiro, que nunca ninguém conseguiu fazer nada parecido antes. Se esforcem ao máximo pra conseguirem o que querem, nem que seja pra depois perceber que não deu mesmo, mas que pelo menos deram seu melhor.
Meu sonho era ser jogador de futebol e conhecer muito lugares viajando pra jogar. Consegui viajar bastante pra jogar com o handebol, não virei um craque nem jogador de seleção, mas me diverti horrores tentando. E para todas as profissões, há lugar e dinheiro para profissionais capacitados, interessados, bons naquilo que fazem e apaixonados. Tenho tremendo orgulho de meus irmãos, e de amigos que amam seus trabalhos, e que ralaram muito pra chegar onde estão.E orgulho de quem está encontrando seu caminho, como minha musa...
O segundo conselho seria: Estudem! Uma boa formação abre inúmeras portas, e dará a vocês opções. Opção de começar de novo, de escolher outro caminho se o original não der certo. Além de tornarem vocês pessoas interessantes e cultas. Durante a vida toda, é necessário aprender coisas novas, ligadas ou não a suas atividades profissionais.
E o terceiro e último: Conheçam as regras do jogo! Sim, no mundo corporativo cada empresa, cada chefe, tem sua série de regras veladas, e conhecê-las faz toda a diferença. O mundo não é um lugar justo, nunca foi, e vocês perceberão que se sentir injustiçados com o rumo de suas vidas profissionais não vai adiantar muito.
Perceber o que rola ao seu redor, o que seu chefe espera, o que a empresa espera, o que conta pontos e o que não conta... Parece simples, mas é uma tarefa e tanto... Sabendo as regras, vocês poderão, conscientemente, escolher se querem continuar jogando ou não, e como jogar melhor. Continuar no jogo pode não ser a coisa mais bonita a fazer, mas se for feito, que seja de forma consciente. Mas espero que vocês nunca abandonem seus princípios, vocês são pessoas especiais, e por conta disso merecem o melhor.
Amo vocês!
Só descobri o blog agora. Ótimos textos, Ric.
ResponderExcluirSeguirei acompanhando.
Valeu Du!
ResponderExcluir