Nossos antepassados passavam por maus bocados para conseguir o que comer. Vivendo lá nas cavernas, sair pra caçar era sempre uma aventura de onde nem sempre se voltava com vida, e não havia lá muitos vegetais para serem colhidos.
Nesse contexto, quando se conseguia caçar um apetitoso e gordurento animal, a estratégia era comer até não poder mais. Os magrinhos que possuíam o gene da saciedade rápida já haviam sido deixados de lado pela seleção natural, não era vantagem comer só um bocadinho, dado que nunca se sabia quando viria a próxima refeição.
E como na época não havia freezer, microondas e muito menos tupperware, o esquema era comer, comer e comer. Nosso cérebro mandava o sinal: "Comam mais!", e o corpo guardava o excesso na forma de gordura, pros tempos ruins que poderiam vir.
E dessa forma, evoluímos. As eras foram passando, a alimentação deixou de ser tão crítica. Mas nosso cérebro continuo assim, mandando comermos mais e mais gordura.
Quando o McDonalds veio pra estes lados, lembro que só existia o Sundae como sobremesa. Era menorzinho, mas dava totalmente conta do recado. Você comia seu lanche, batatas fritas, refrigerante, e depois um sorvetinho pra finalizar. Vamos dizer que, a cada sundae vendido, o Mc recolhia um real de lucro.
Até que algum gênio da lanchonete do palhaço veio com a ideia: vamos aumentar o tamanho do sorvete, e aumentar o preço também, que o povo vai sempre querer tomar mais sorvete. Mas a jogada de gênio nem foi essa, foi a do preço. O preço do sorvete maior deveria ser apenas um pouco maior que o do tamanho normal, para que as pessoas pensassem: "Por 1,50 a mais apenas, não compensa pegar o menor". E como, com certeza, um pouco mais de sorvete e dois biscoitinhos não custam 1,50, começamos a tomar mais sorvete, ficarmos mais gordos, e dar mais lucro ao Mc. Digamos, mais 1 real por cada Top Sundae.
Mas a história não acabou por aí... Algum infeliz ainda inventou a cobertura extra, por apenas um real a mais. E pagamos um real por um extra de cobertura que deve custar uns 10 centavos no máximo. Em nosso exercício, o lucro da lanchonete subiu de 1 real para 2,90, apenas com as manipulações que sofremos por conta desse nosso defeitinho no cérebro.
E para finalizar o texto, fica um protesto: por que o McDonalds acabou com o Top Sundae de doce de leite, obviamente com cobertura extra????? Sem sombra de dúvidas, foi a melhor sobremesa já inventada pelo homem.
Comentários
Postar um comentário