Pular para o conteúdo principal

Em 1982 larguei tudo e fui pra Sarriá


1982 não foi nada fácil viu ? Os negócios iam de mal a pior, a família já não se dava tão bem depois do último Natal, quando o Tio Augusto bebeu um pouco mais que devia e se declarou pro marido da Tia Luiza, e na televisão o General Figueiredo continuava a aparecer, carrancudo, dizendo que não ia largar o osso. Pelo menos eu ainda tinha uma mulher, maravilhosa, que me amava.
Quer dizer, me amou até lá por meados de maio. Um belo dia tocou o telefone, aquele ainda de disco, e tomei um sonoro pé na bunda. Aquela voz, outrora tão sensual, anunciou em tom solene que eu estava sendo trocado por um belo italiano, Paolo, 1.95 m de puro músculo, inteligente, rico, título de nobreza na Sardenha... pensando bem, até eu me largaria.
Fiquei arrasado, e não tinha nem Netflix para eu passar as madrugadas maratonando séries. Só me restava tomar um Dreher, ou Cynar, afogar as mágoas em bebidas de qualidade duvidosa, entrar na minha Brasilia e sair dirigindo sem rumo por aí. Quer dizer, pelo quarteirão talvez, a crise do petróleo tinha deixado o preço da gasolina impossível.
Mas um dia eu tinha que finalmente sair da lama, e o momento da epifania veio com o Jô Soares, pedindo pro Telê Santana botar ponta na seleção brasileira. A Copa da Espanha ia começar, e era pra lá que eu devia ir. Vendi a Brasilia, o carrinho de cachorro-quente, e comprei uma passagem pra Barcelona. Sem hotel nem nenhum lugar pra ficar, arrumei minha malinha, vesti a camiseta canarinho, e fui ...
Chegando lá, logo no aeroporto fiz amizade com uns brasileiros muito loucos, que me convidaram pra ficar com eles, tinham alugado uma casa maneira em Montjuic, eu poderia dormir por lá, relaxar... Acontece que os brazucas curtiam umas aventuras diferentes, e a hospedagem acabou ficando cara demais, fiz coisas na cama das quais não tenho orgulho nenhum. Quer dizer, talvez um pouco...
Brasilzão fazendo bonito na Copa, e eu nas Ramblas, com minha camiseta número 15 do Falcão. Comi de graça, bebi de graça, fiz embaixadinhas na calçada e consegui uns belos trocados. E foi justamente com esse dinheiro que consegui comprar o ingresso praquilo que seria muito mais que um jogo, seria a redenção do futebol canarinho, e minha vingança contra Paolo: Brasil x Itália no Estádio do Sarriá. A Velha Senhora não perdia por esperar.
No dia da peleja, um mar verde e amarelo pelas avenidas de Barcelona, e eu lá, gritando a plenos pulmões. Seria lindo. Ou não . Tive uma mau pressentimento quando descobri que do lado de fora do estádio não vendiam sanduíche de pernil. Aquilo não podia acabar bem, pensei.

3 x 2 pra Itália, aquela tristeza, fiquei um tempão jogado na arquibancada, chorando copiosamente enrolado em minha bandeira do Brasil e minha camiseta da Democracia Corinthiana. Zico com a camiseta rasgada era zombado pelos jornalistas mafiosos, tive a impressão de ter visto o Serginho Chulapa receber um envelope esquisito de um cidadão que era a cara do Marlon Brando. Posso também jurar que ouvi o Paolo, não o Rossi, mas o namorado novo de minha ex, rindo exageradamente enquanto devorava uma bela garfada de macarronada, ou até minha ex. Quem sabe as duas coisas ao mesmo tempo, mamma mia.

Peguei o primeiro vôo da PanAm e voltei pra casa, sentando ao lado de um alemão bebaço que não parou de repetir que conhecia um esquema pra derrubar o Muro de Berlim, que bastava colocar um careca com uma mancha horrível na cabeça como presidente da URSS. 

Em 1997 derrubaram o estádio do Sarriá, Dei uma festa em casa, um churrasco daqueles. Sentia-me finalmente vingado, estava em ruínas aquele pedaço do Inferno na Terra. Alguém chegou trazendo um pacote de linguiça toscana pra assar, e um CD da Laura Pausini. Apanhou bastante, mas hoje, muitos anos depois, anda quase sem nenhuma sequela, só um leve manquitolar, e um sorriso meio torto assim pro lado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O consumo de sorvete e os afogamentos

Muito cuidado precisa ser tomado ao se analisar pesquisas e manchetes de jornais que associam alguma coisa a outra. Explico-me: quando lemos na internet que, por exemplo, comer vegetais faz a gente viver mais, é preciso ser crítico ao entender como se chegou no resultado, ou se apenas estão querendo chamar sua atenção com a manchete (como eu tentei fazer, inclusive). Quando estudamos duas variáveis, e percebemos que o movimento de uma acompanha o da outra, diz-se que as variáveis são correlacionadas. Por exemplo, em dias de maior número de afogamentos nas praias os vendedores de picolés também faturam mais. Isso quer dizer que sorvetes podem fazer você se afogar? Ou que as pessoas que estão acompanhando o resgate se entretém tomando um picolé? Para esse exemplo, é fácil perceber que em dias quentes tem mais gente nas praias, que tomam mais sorvete, e que também infelizmente acabam se afogando mais. Mas tomem a notícia abaixo: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/55

O Girassol e a Lua

Se eu fosse Esopo , escreveria algo mais ou menos assim... Era uma vez uma plantação de girassóis, nos confins da Holanda. Todos os dias, seguiam a mesma rotina, acordavam cedo, com o nascer do Sol, e realizavam todas suas atividades diárias. Tiravam água e nutrientes do solo, faziam sua fotossíntese, e giravam. Sempre lá, apontando para o astro rei, desde o amanhecer até que ele se escondesse.  Todos menos um, que preferia a Lua. Baladeiro, dormia o dia todo, pra ficar acordado de noite, na boemia, seguindo a Lua.  No princípio os amigos girassóis se solidarizavam com o companheiro dorminhoco, achavam que era algum tipo de doença ou distúrbio, e davam uma força girando o festeiro em direção do Sol. Até que um dia umas formigas bem das fofoqueiras começaram a fazer futrica, perguntando porque ajudavam o cara que ficava a madrugada toda bagunçando, tocando sambas do Pixinguinha e não deixando ninguém do formigueiro dormir em paz. Pararam de ajudar, e o girassol da noite co

A Lua - Emily Dickinson

Para um dia de lua cheia, como hoje The Moon by  Emily Dickinson   (1830 – 1886) The moon was but a chin of gold A night or two ago, And now she turns her perfect face Upon the world below. Her forehead is of amplest blond; Her cheek like beryl stone; Her eye unto the summer dew The likest I have known. Her lips of amber never part; But what must be the smile Upon her friend she could bestow Were such her silver will! And what a privilege to be But the remotest star! For certainly her way might pass Beside your twinkling door. Her bonnet is the firmament, The universe her shoe, The stars the trinkets at her belt, Her dimities of blue.