Esqueça seu chefe, o dono da firma e seus colegas de equipe. Na selva do mundo corporativo, o bom relacionamento com alguns seres te garante uma sobrevivência mais tranquila, acesso a abrigo, água, comida e proteção contra predadores. Com vocês, o ranking das quatro pessoas com quem você TEM que se dar bem na "firma":
4o. Lugar: A mocinha da recepção. É ela que vai liberar sua entrada nas inúmeras vezes que você esquecer o crachá pra passar na bendita catraca, que ainda não tem biometria. Trate-a com simpatia, sorrisos, pergunte como está seu dia, como foi o final de semana. Elogie seu novo penteado, a cor das unhas, mas cuidado ! Você não vai querer que ela pense que está dando em cima dela, ou aquele dias que você está atrasado e ainda por cima esqueceu sua identificação ainda vão te render minutos extras esperando alguém autorizar sua entrada.
3o. Lugar: A tia da copa. Um bom relacionamento com a tia da copa vai ter garantir aquele café com leite no ponto que nem sua mãe fazia pra você quando era criança, uma bolachinha extra no café da tarde e até um pedaço de bolo com mais morangos no dia da comemoração dos aniversários do mês. Se você a fizer se lembrar de um filho que ela tem e que foi morar longe então, já é meio caminho andado. Sem falar que os papos dela tendem a ser os mais divertidos.
2o. Lugar: A assistente do dono. Desencane da turma do cigarro que desce junto pra fofocar e falar mal dos outros, ou até daquela chata e mal-amada que acha que todo mundo que foi promovido só conseguiu porque pegou alguém. A pessoa que tem mais influência na empresa toda é a assistente do dono. É ela que escuta tudo, que tudo vê, que sabe quando e onde as reuniões que importam estão acontecendo. Nunca, em hipótese alguma, caia na besteira de se indispor com ela. Prefira a demissão. Ou o suicídio.
1o. Lugar: O cara de TI. O grande campeão, aquele de quem você quer ser amigo, conhecer seus filhos, ceder a suíte de sua casa na praia quando ele for passar férias com você. O cara de TI sabe com quem você conversa por e-mail, de quem está se falando no Skype, o que você faz na Internet, o que você fez de madrugada e o que comeu no café da manhã. Ele pode ser o cara que resolve aquele pau no seu notebook em trinta segundos, ou te deixa uma semana usando um 486 da época que você estava entrando na faculdade.
Comentários
Postar um comentário