Mais uma eleição se passou.... pelo menos o primeiro turno. E nesta, mais ainda que nas mais recentes, muito pouco se falou sobre propostas de governo, de onde vai sair o dinheiro para as promessas, de quem vai se precisar de apoio para governar.
Mas isso não é por acaso. O homem ou mulher padrão, independente do nível social ou da educação, não vota mesmo analisando esses aspectos. O que ocorre é o seguinte: você simpatiza com algum candidato, seja porque ele é parecido com você, seja porque ele conta boas histórias, que fazem sentido, porque ele se mostra seguro e bem ensaiado, ou qualquer motivo desses. Aí seu cérebro, mais especificamente o lado esquerdo, se põe pra funcionar e buscar uma justificativa para sua escolha. E você até se dá bem, explicando que votou nele por sua proposta da educação, saúde, etc. Mas na verdade, sua escolha foi inconsciente, as explicações vieram só depois. E sim, os políticos já sabem disso... E investem pesado em marqueteiros e propaganda. Proposta? Depois de eleitos, eles pensarão nisso, ou não.
Por essas e outros, aqueles que estão no poder, democraticamente eleitos, não estão te representando. Você não votou neles por suas ideias... Além disso, no atual sistema de governo, para o cara governar ele precisa de alianças e apoios, alguns às vezes mais escusos que outros. Não é mesmo, Lula e Maluf?
Quer dizer que a democracia é ruim? Não, muito pelo contrário.O grande mérito da democracia e te dar o direito de falar o que pensa, votar em quem quer, ter a religião que quiser. E isso não é pouco! Veja o caso de alguns países islâmicos, onde qualquer charge ou texto sobre Maomé causa furor, e infelizmente, mortes.
Feliz democracia para todos nós!
P.S. - Para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendo o livro Who`s In Charge?
Comentários
Postar um comentário